terça-feira, 3 de março de 2009

AMARELINHA COM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO


Os participantes desse jogo devem começar decidindo a ordem de jogada. Uma fórmula de escolha da ordem de jogada de cada um consiste em falar o mais rapidamente possível a posição que se quer ocupar:
- Primeira!
- Segunda!
E assim por diante, cada aluno vai escolhendo a sua posição de jogada.
Em cada casa do traçado da amarelinha devera ser colocado um sinal de operação (+ ou -) e um número de 1 a 5. O participante se coloca de frente para o traçado e, tapando os olhos, joga um dado sobre o traçado.
Ele devera buscar o dado saltando de casa em casa e, ao mesmo tempo, recitando os cálculos que se iniciam com o numero de pontos que o dado indicar.
Como exemplo, vamos supor que um jogador tenha lançado o dado, obtendo 4 pontos, e ele tenha caído na casa “+4”. Enquanto salta, o participante devera recitar a seguinte seqüência de cálculos:


4 +1=5; 5 -2=3; 3 +3=6; 6 -1=5; 5 +4=9...

Enquanto aguardam a vez, os demais participantes, com auxílio de uma calculadora, conferem os cálculos de quem está saltando na amarelinha. Se o participante errar, passa a vez para o outro.
Fonte: CENTURIÓN, Marília... [et al]. Jogos, projetos e oficinas para a educação infantil. 1º edição. São Paulo: FTD, 2004.

Um comentário: